Sistema de refrigeração de ar

Princípios de funcionamento, inspeções e troca do gás

Sistema de refrigeração de ar

Programa de treinamento sobre o princípio da refrigeração de ar automotiva, que tem o objetivo de levar conhecimento sobre os principais itens envolvidos: a termodinâmica e a tecnologia empregada; completo estudo sobre os fenômenos físicos da troca de calor e da variação de temperatura, as propriedades básicas do fluido ao condensar e ao vaporizar, e como esses fenômenos são utilizados e controlados.

de: R$516.16
Por: R$412.92
 





 
Título: Sistema de refrigeração de ar
Subtítulo: Princípios de funcionamento, inspeções e troca do gás
Manual: 113 páginas
Mídia disponível manual: CD
Quantidade manual CD: 1
Vídeo: 2h40min
Mídia disponível vídeo: DVD - Padrão NTSC 720x480
Quantidade vídeo DVD: 3

Assuntos abordados no manual

  • Apresentação do Sistema e Componentes
    • Componentes do sistema de refrigeração a ar
    • Diagrama funcional do evaporador e condensador
    • Diagrama de distribuição de pressão no sistema
    • Diagrama do estado físico do refrigerante
    • A forma de lubrificação do sistema
    • Características da válvula de expansão (Block)
    • Características do filtro secador e acumulador
    • Fluídos refrigerantes
  • Manutenção e diagnósticos
    • Manutenção e diagnóstico do circuito de refrigeração do sistema condicionador de ar
    • Ferramental necessário
    • Preparação do veículo
    • Instalação do conjunto de manômetros (Manifold)
    • Análise das temperaturas e pressões
    • Situação de operação normal  e com falhas
    • Procedimento de evacuação e estanqueidade do sistema
    • Procedimento para identificação de vazamentos
    • Procedimento para carregamento do sistema
    • Carga em um sistema totalmente vazio
    • Carga em um sistema parcialmente carregado
    • Carga com troca do cilindro de refrigerante no meio do processo
    • Procedimento para conexão do Manifold ao cilindro de pressão
    • Procedimento para desconexão do Manifold
    • Manutenção e diagnóstico do circuito de refrigeração com a utilização da estação de trabalho automática
    • Elementos dos sistemas de controle
    • Filtros de cabine:
    • ALFA ROMEU/AUDI/BMW/CITROEN/FIAT/FORD/GM/HONDAVOLVO/ MERCEDES-BENZ/PEUGEOT/SEAT/VOLKSWAGEN
  • Diagramas elétricos FIAT
    • Brava 1.6 16V
    • Brava 1.6 16V
    • Coupê 2.0 16V
    • Ducato 2.8 JTD
    • Elba, Fiorino, Prêmio e Uno 1.5 ie/1.5 ie (álcool)/1.6 ie/1.6 ie (álcool)
    • Elba, Fiorino, Prêmio e Uno 1.5 ie/1.5 ie (álcool)/1.6 ie/1.6 ie (álcool)
    • Marea 2.0 20V/Marea 1.8 16V
    • Marea 2.0 20V Turbo
    • Palio e Siena 1.0 Flex/1.4 Flex
    • Palio, Palio Weekend, Siena e Strada 1.6 16V
    • Palio, Palio Weekend, Siena e Strada 1.0 MPI/1.5 MPI/1.6 SPI/1.6MPI
    • Palio, Palio Weekend e Siena 1.6 16V (sem computador de bordo)
    • Palio, Palio Weekend e Siena 1.6 16V (com computador de bordo)
    • Palio, Palio Weekend e Siena 1.0 8V FIRE (Com computador de bordo)
    • Palio, Palio Weekend e Siena 1.0 16V FIRE/1.3 16V FIRE (sem computador de bordo)
    • Palio, Palio Weekend e Siena 1.0 16V FIRE/1.3 16V FIRE (com computador de bordo)
    • Stilo 1.8 8V
    • Tempra 2.0 8V/2.0 16V
    • Tempra 2.0 Turbo
    • Tempra 2.0 8V/2.0 16V (módulo de controle de temperatura automático)
    • Tempra 2.0 Turbo (módulo de controle de temperatura automático)
    • Tempra SW 2.0
    • Tipo 1.6/Tipo 2.0 8V/Tipo 2.0 16V
    • Uno Mille 1.0 (Eletronic/ELX) e Uno Mille 1.0 (EP/iE)
    • Uno e Fiorino 1.6 MPI
  • Diagramas elétricos FORD
    • Courier e Fiesta 1.0 Endura/1.3 Endura/1.4 16V Zetec
    • Courier e Fiesta 1.0 Endura/1.3 Endura/1.4 16V Zetec
    • Ecosport 1.6 Flex
    • Fiesta 1.0 Zetec Rocam/1.6 Zetec Rocam
    • Ka 1.0 Endura/1.3 Endura
    • Ka 1.0 Endura/1.3 Endura
    • Escort 1.8 16V Zetec – PATS externo
    • Escort 1.8 16V Zetec – PATS incorporado ao MC
    • Explorer 4.0
    • F250 4.2 V6
    • Focus 1.8 16V Zetec/2.0 16V Zetec
    • Ranger 2.3 e 2.5
    • Ranger 4.0 (1995 e 1996)
    • Ranger 4.0 (1997)
    • Ranger 4.0 (1998>>)
    • Mondeo 1.8 (transmissão mecânica)
    • Mondeo 2.0 16V (transmissão mecâncica)
    • Mondeo 2.0 16V (transmissão automática)
    • Mondeo 2.0 (transmissão mecânica/módulo de controle semiautomático de temperatura)
    • Mondeo 2.0 (transmissão automática/módulo de controle semiautomático de temperatura)
    • Tauros 3.0 16V/Tauros 3.0 24V
  • Diagramas elétricos GM
    • Astra 1.8/2.0/2.0 16V
    • Celta 1.0
    • Corsa 1.0 MPFI/1.6 MPFI (1998)
    • Corsa 1.0 MPFI/1.6 MPFI (1998)
    • Corsa 1.0 16V/1.6 16V
    • Corsa 1.0 16V/1.6 16V (1998)
    • Corsa 1.0 EFI/1.4 EFI
    • Monza, Kadett e Ipanema 1.8 EFI/2.0 EFI
    • Omega 3.8 V6
    • Omega e Suprema 4.1 MPFI
    • Omega e Suprema 4.1 MPFI (transmissão automática)
    • Omega e Suprema 2.0 MPFI
    • Omega e Suprema 3.0 MPFI
    • Omega e Suprema 3.0 MPFI (transmissão automática)
    • S10 e Blazer 2.0 MPFI
    • S10 e Blazer 2.4 MPFI
    • S10 e Blazer 4.3 V6 (1998)
    • S10 e Blazer 4.3 V6 (1999 a 2000)
    • S10 e Blazer 4.3 V6 (2001)
    • Silverado e Grand Blazer 4.1 MPFI
    • Tigra 1.6 16V
    • Vectra 2.0 16V GSI (1996)
    • Vectra 2.0 16V GSI (1996) (com transmissão automática)
    • Vectra 2.0 MPFI (1996)
    • Vectra 2.0 MPFI (1996) (com transmissão automática)
    • Vectra 2.0 MPFI/2.0 16V (1996)
    • Vectra 2.0 MPFI/2.0 16V (com controle eletrônico de climatização)
    • Vectra 2.2 16V
    • Vectra 2.2 16V (com controle eletrônico de climatização)
    • Vectra 2.2 MPFI
    • Vectra 2.2 MPFI (com controle eletrônico de climatização)
  • Diagramas elétricos VW
    • Gol 1.0 Flex
    • Gol, Parati e Saveiro 1.0/1.0 (álcool)
    • Gol, Parati e Saveiro 1.0 16V
    • Gol, Parati e Saveiro 1.0/1.0 (álcool)
    • Gol, Parati e Saveiro 2.0 16V
    • Gol, Parati e Saveiro 2.0 16V
    • Gol, Parati e Saveiro 1.6/1.6 (álc.)/1.8/1.8 (álc.)/2.0/2.0 (álc.)
    • Gol, Parati e Saveiro 1.6/1.6 (álc.)/1.8/1.8 (álc.)/2.0/2.0 (álc.)
    • Golf 1.6/Golf 1.8/Golf 2.0
    • Golf 1.6/2.0 (sistema com Pressostato)
    • Golf 1.6/2.0 (sistema com transdutor de pressão)
    • Golf 2.0 (sistema com transdutor de pressão)
    • Golf 1.6/2.0 (sistema Climatronic com pressostato)
    • Golf 1.6/2.0 (sistema Climatronic com transdutor de pressão)
    • Golf 2.0 (sistema Climatronic com transdutor de pressão)
    • Polo 1.8/Polo 1.8
    • Santana e Quantum 1.8/1.8 (álc.)/2.0/2.0 (álc.)
    • Santana e Quantum 1.8/1.8 (álc.)/2.0/2.0 (álc.)
    • Santana e Quantum 1.8/1.8 (álc.)/2.0/2.0 (álc.)
    • Variant e Passat 2.0
    • Variant e Passat 1.8/1.8 turbo/2.8 V6
    • Variant e Passat 2.8 VR6 (sistema Climatronic)
    • Variant e Passat 1.8/1.8 Turbo/2.8 V6 (Sistema Climatronic)
  • Anexos
    • Tabelas de carga R134a e R12
    • ALFAROMEU/AUDI/BMW/CITROEN/TOYOTA/VOLKSWAGEN/SEAT/VOLVO/FORD/HONDA/HYUNDAI/CHRYSLER/JAGUAR/JEEPKIA/LAND ROVER/MAZDA/MERCEDES-BENZ/MITSUBISCHI/NISSAN/GM/FIAT/PEUGEOT/RENAULT/SUBARU/SUZUKI
    • Tabelas de conversão de unidades
    • Conversão de comprimento, de área, de volume, de massa, de força, de pressão, de trabalho, de potência, de velocidade, de temperatura, para unidades de sistema internacional correspondentes

Assuntos abordados no vídeo

Sistema de refrigeração de ar - DVD 1/3 (Termodinâmica aplicada)

  • Os componentes do sistema de refrigeração
  • O conceito de temperatura e calor
  • O processo de mudança de fase
  • A troca de calor durante a mudança de fase
  • A influência de pressão de sistema
  • Comparação experimental

Sistema de refrigeração de ar - DVD 2/3 (Características do sistema)

  • Aplicação dos conceitos e fundamentos termodinâmicos dos componentes do sistema: evaporizador, compressor, condensador e válvula de expansão. O objetivo é levar conhecimento suficiente para a realização das atividades necessárias à manutenção.

Sistema de refrigeração de ar - DVD 3/3 (Manutenção do sistema)

  • Principais procedimentos para a troca do fluido do sistema de refrigeração, com a utilização de uma moderna estação de trabalho, com testes, medições, impressão de relatórios, e outras funções essenciais.

PRODUTOS MAIS VENDIDOS